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Regulamento

14° FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO

08-14 de maio, 2023

Rio de Janeiro – Brasil

 

 

O FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO é um festival competitivo para trabalhos dirigidos por mulheres (cis e trans). É o primeiro evento deste gênero no Brasil e na América Latina, e teve sua primeira edição em 2004. Além de exibir o trabalho das realizadoras brasileiras, aumentando sua visibilidade e abrindo espaço para o cinema feminino brasileiro no exterior, também traz para o Brasil a produção estrangeira, assim como convidados internacionais.

 

Essa edição do festival acontecerá no Rio de Janeiro, e também terá exibições online exclusivamente disponíveis no Brasil durante as datas estipuladas em 2023.

 

DATA DE INSCRIÇÃO

Até 04/03, 2023


Regulamento

 

OBJETIVOS

O Festival pretende divulgar os filmes dirigidos por mulheres e desenvolver uma grande reflexão sobre as questões de gênero, tentando promover o intercâmbio entre a produção brasileira e estrangeira. Os Programas Competitivos serão compostos pelos filmes mais representativos produzidos a partir de 2021.


LOCAL E DATA

O Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino acontecerá de 08 a 14 de maio de 2023, no Rio de Janeiro, Brasil.

 

CATEGORIA DO FESTIVAL

Competitivo.

  

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

  1. filmes devem ter cópias para exibição em arquivo HD.

  2. filmes devem ter sido produzidos a partir de 2021.

 

 REGRAS PARA INSCRIÇÃO

  1. Não há taxa de inscrição.

  2. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no site: feminafest.com.br, fornecendo weblink para visionamento da obra.

  3. Internet: toda informação contida na ficha de inscrição poderá tornar-se pública através do site oficial do Festival: feminafest.com.br, onde também poderão ser exibidos, com a autorização do produtor, até 30 segundos do filme.

  4. Para filmes brasileiros: a/o diretora/produtor/a deve indicar na ficha de inscrição a classificação etária e o conteúdo do filme segundo o manual do Ministério da Justiça (disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/classificacao-1/manual-da-nova-classificacao-indicativa.pdf). Essa informação se tornará pública e é de responsabilidade da/o produtor/a do filme.

  5. Para filmes brasileiros: a/o diretora/produtor/a deve indicar na ficha de inscrição o número do CPB (Certificado de Produto Brasileiro) concedido pela Ancine. Para inscrição no processo seletivo deste festival o CPB não será obrigatório, mas caso o filme seja selecionado, o mesmo será solicitado.

  6. Os candidatos devem fazer upload no momento da inscrição de fotos still do filme e da diretora, da lista de diálogos/narração no idioma original do filme e da lista de diálogos/narração em inglês. O envio desses anexos não é obrigatório no ato da inscrição do filme para seleção, mas caso o filme seja selecionado será obrigatória a apresentação dos mesmos.

  7. Todos os filmes selecionados deverão enviar uma autorização de exibição antes do início do festival.


SELEÇÃO DE FILMES

  • A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até 08/04 de 2023.
  • Weblinks para os arquivos HD de exibição dos filmes selecionados devem ser recebidos pelo Festival até 15/04/2023.
 

 JÚRI

O júri será composto por profissionais reconhecidos que escolherão os vencedores nas categorias mencionadas abaixo.

 

 PRÊMIOS 

  • Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Internacional
  • Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional
  • Melhor Direção Internacional
  • Prêmio para Melhor Destaque Feminino Internacional
  • Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Nacional
  • Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional
  • Melhor Direção Nacional
  • Prêmio para Melhor Destaque Feminino Nacional

 

 Também é possível que alguns trabalhos sejam premiados por parceiros do Festival, como aquisição para exibição em plataforma de streaming ou TV a cabo.

 

 ENVIAR UM FILME PARA SELEÇÃO NESTE FESTIVAL IMPLICA NA ACEITAÇÃO DESTE REGULAMENTO!