O FESTIVAL:

  O FESTIVAL
  FEMINA 2004
  FEMINA 2005
  FEMINA 2006
  FEMINA 2007
  COMPETIÇÃO NACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS
  COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
  GRADE DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  PROGRAMAS ESPECIAIS
  FEMINA ESPECIAL
  PRÊMIOS JÚRI BRASILEIRO DE DOCUMENTÁRIOS
  PRÊMIOS JÚRI INTERNACIONAL DE CURTAS E LONGAS
  CONTATOS

Desde 2004 é produzido com grande sucesso, anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, o FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino, que visa valorizar e destacar o trabalho da mulher no cenário cinematográfico brasileiro e mundial, estimular as jovens diretoras e debater questões do universo feminino, promovendo a igualdade de gênero.

Em 2007, um grande sonho foi realizado: a fundação do Instituto de Cultura e Cidadania Femina para viabilizar a realização de outros projetos e eventos relacionados ao desenvolvimento, promoção e difusão da igualdade de gênero, social e racial, da educação, da ética, do respeito à diversidade cultural, dos princípios da não-violência, da conscientização cidadã, política e cultural, da defesa da dignidade e dos direitos humanos e de alternativas econômicas solidárias e sustentáveis, através de variadas formas de arte, cultura, educação e informação.

Ainda em 2007, o Instituto Femina realizou seu primeiro projeto: o FEMINA – CULTURA E CINEMA PELO BEM-ESTAR, uma celebração ao primeiro ano da Lei Maria da Penha e do Dia Internacional do Combate à Violência Contra as Mulheres, que debateu esse problema universal, promovendo a erradicação de toda forma de violência contra a mulher, e uma reflexão sobre a posição da mulher na sociedade.

Em 2008 realizaremos a quinta edição do FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino, de 02 a 08 de junho, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. As inscrições de filmes para as Mostras Competitivas já estão abertas!

Paula Alves e Eduardo Cerveira | Diretores
Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino
Instituto de Cultura e Cidadania Femina

 

DE 02 A 08 DE JUNHO
RIO DE JANEIRO
BRASIL