FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO
 
     
Femina 2006:
O FESTIVAL
OS FILMES
FORUM
HOMENAGEM
CRÉDITOS
CONTATOS
FEMINA 2004
FEMINA 2005
 
O FEMINA surge com o intuito de destacar e divulgar a participação feminina no cinema, com exibição de longas e curtas-metragens brasileiros e estrangeiros em sessões especiais, fórum de debates, encontro de festivais e uma mostra competitiva.
Os festivais de filmes dirigidos por mulheres surgiram, principalmente, na Europa, nas décadas de 70 e 80, acompanhando o desenvolvimento do movimento feminista e o aumento substancial de mulheres realizadoras.

Na América Latina, nos últimos anos, a idéia e a vontade de realizar festivais de cinema femininos cresceu, e foram realizadas algumas mostras de filmes sem caráter competitivo, sem abrangência internacional ou objetivo de continuidade.

O FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino, será, portanto, o primeiro evento desta dimensão no Brasil e na América Latina, concretizando um sonho almejado por profissionais de diversos países, contando com o apoio dos demais festivais de filmes de mulheres já existentes no mundo.

O FEMINA surge cercado de felizes coincidências, como o fato de 2004 ter sido declarado pelo Presidente da República como o Ano da Mulher no Brasil, e quando, também, o Rio de Janeiro é sede da REM - Reunião Especializada das Mulheres do Mercosul. O FEMINA vem anunciar também a instituição do Ano da Mulher Latino-americana em 2005, uma sugestão do Brasil.

O FEMINA pretende lançar os novos filmes das diretoras contemporâneas, incentivar a produção de curtas-metragens e o surgimento de novas diretoras.

A realização do FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino é um retrato das mudanças tardias nos países latino americanos, que, finalmente, parecem despontar para uma sociedade preocupada com as igualdades de gênero e raça.

Agradecemos a colaboração de todas as pessoas, empresas e instituições que nos ajudaram a tornar possível a realização do FEMINA em 2006.

Fotos do Evento 2006: