O FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino, acontece na cidade do Rio de Janeiro, e é constituído de sessões de longas, curtas e médias-metragens em formatos de cinema ou vídeo, exclusivamente dirigidos por mulheres, e um fórum de debates.

O FEMINA teve sua primeira edição em novembro de 2004 e sua realização foi um marco na participação feminina no cinema. Como o primeiro festival de filmes dirigidos por mulheres no Brasil e América Latina, foi saudado com entusiasmo pelos festivais do gênero existentes em outros países. Foram recebidas convidadas internacionais, entre cineastas, atrizes e produtoras de festivais de cinema de mulheres no mundo, que voltaram encantadas e confirmaram seu apoio a realização do FEMINA 2005.

O FEMINA 2004 apresentou uma Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros, Lançamentos de longas-metragens latino-americanos e internacionais, Mostras Especiais do Festival de Cannes 2004 e do Festival Femme Totale, da Alemanha, Mostra Homenagem à atriz e produtora Betty Faria, um Fórum de Debates, constituído de três mesas, e um Encontro de Diretoras de Festivais Internacionais de Cinema de Mulheres.

O próximo FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino acontecerá de 21 a 26 de junho de 2005, na cidade do Rio de Janeiro, e contará com as seguintes atividades:

Mostra Competitiva de Longas-metragens :: seleção de longas-metragens nacionais e estrangeiros, dirigidos por mulheres, realizados a partir de 2004, que serão avaliados por um júri, composto por especialistas (técnicos, diretores, produtores, críticos ou pesquisadores), que premiará os melhores filmes em cada categoria. Serão exibidos nesta mostra pelo menos um filme brasileiro e um filme da América Latina em pré-estréia (veja regulamento e ficha de inscrição neste site);

Mostra Competitiva de Curtas-metragens :: seleção de curtas nacionais e estrangeiros, realizados a partir de 2004, dirigidos por mulheres, que serão avaliados por um júri, composto por especialistas, que premiará os melhores filmes em cada categoria. Uma das categorias de premiação será especialmente para filmes dirigidos por estudantes de cinema (veja regulamento e ficha de inscrição neste site);


Sessão Homenagem :: exibição de um filme marcante de uma grande cineasta, atriz ou personalidade cuja carreira tenha contribuído para o cinema brasileiro, com a presença da homenageada e convidados do meio cinematográfico com quem tenha se relacionado;

Programa Especial de Festival Feminino de Cinema estrangeiro :: seleção de filmes exibidos e premiados nas últimas edições de um festival feminino estrangeiro. Este ano o festival convidado é o FILMS DE FEMMES, da França;

Fórum de Debates :: será realizado em parceria com instituições que desenvolvam projetos voltados às questões de gênero. Encontros e discussões entre diretoras, técnicas, produtoras, atrizes, sociólogas, pesquisadoras e convidadas que realizem trabalhos ligados à representação da mulher nos meios de comunicação para debaterem com o público temas como: a produção audiovisual feminina, a imagem da mulher na mídia e seu reflexo na sociedade, a participação feminina na política e nos empreendimentos econômicos e sociais.

É importante lembrar que todas as atividades do FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino são totalmente gratuitas e abertas ao público em geral.